CALENDÁRIO PIS 2018 → Confira Tabela e Datas 【ATUALIZADA】

Calendário PIS 2018 – O PIS é a sigla do Programa de Integração Social, uma contribuição tributária que tem caráter social, com o objetivo de financiar o pagamento do seguro desemprego, o abono e a participação dos trabalhadores na receita das empresas e entidades públicas e privadas.

O PIS foi criado juntamente com o PASEP, através das Leis Complementares n° 7/1970 e 8/1970, em setembro e dezembro de 1970, respectivamente.

Ambos os programas fazem parte do mesmo princípio, trazendo aos empregados e funcionários públicos a participação ativa nos lucros das empresa privadas, não governamentais, empresas públicas, por meio de um abono salarial tanto para os trabalhadores do setor privado quando para os servidores públicos.

Neste artigos iremos mostrar como consultar gratuitamente as datas de pagamento disponibilizadas no calendário PIS para quem tem conta na Caixa e ver qual dia exatamente pode ser realizado o saque do benefício oferecido pelo Governo Federal. Acompanhe!

Como funciona o PIS?

Calendário PIS 2018O benefício do PIS é pago anualmente para todo trabalhador que tenha registro em carteira no ano imediatamente anterior. O registro no PIS 2018 é feito na primeira admissão do empregado em qualquer empresa, através da organização contratante por meio do documento de cadastramento no NIS (Número de identificação social).

A Caixa Econômica Federal é quem administra os recursos do PIS, prestando ao trabalhador os seguintes serviços:

Calendário PIS 2018


Serviço 01 – Inscrição e cadastramento de todos os trabalhadores vinculados à suas categorias de acordo com a legislação;


Serviço 02 – Pagamento das cotas de participação, que são os valores existentes em contas individuais de trabalhadores cadastrados no Fundo PIS/PASEP até 1988, considerando o salário e o tempo de serviço;


Serviço 03 – Todos os empregados cadastrados no PIS/PASEP entre 1971 e 1988 possuem quotas do fundo;


Serviço 04 – Rendimentos, formados pelos juros de 3% ao ano juntamente com o Resultado Líquido Adicional (RLA), calculados sobre o saldo atualizado das quotas existentes na conta de cada trabalhador, creditados todos os anos;


Serviço 04 – Abono salarial, um benefício estabelecido pela legislação no valor de um salário mínimo, assegurado ao trabalhador cadastrado no PIS/PASEP, desde que ele preencha as condições legais para seu recebimento.


Depois de ter feito seu cadastro no PIS, o trabalhador recebe o seu cartão, que pode ser utilizado para fazer consultas e saques de benefícios sociais, como o FGTS e o seguro desemprego.

Quem tem direito a receber?

Para ter direito ao benefício do PIS, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:


1º Requisito – Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;


2º Requisito – Ter recebido remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano anterior ao ano do benefício;


3º Requisito – Ter exercido qualquer atividade remunerada durante pelo menos um mês, consecutivo ou não, no ano base considerado para a apuração;


4º Requisito – Ter seus dados informados corretamente através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano base considerado.


Calendário PIS 2018

PIS 2018O calendário de pagamento do PIS é utilizado para fazer a melhor distribuição do pagamento dos benefícios. Para o PIS 2018 a estimativa é que hajam 22,3 milhões de trabalhadores com direito ao benefício.

A distribuição feita através do calendário PIS permite que a Caixa Econômica possa realizar o pagamento dos benefícios atendendo a todos os beneficiários sem acúmulo de pessoas e sem gerar espera para o pagamento.

Para o ano 2017, o PIS começou a ser pago em 28 de julho, dentro das novas regras definidas pela Medida Provisória 665. A Caixa Econômica destinou cerca de R$ 14,8 bilhões para o pagamento do abono salarial no calendário do PIS para 2016 e 2017.

Pelo novo calendário PIS 2018, quem nasceu nos meses de julho a dezembro está recebendo o que tem de direito até o mês de dezembro. Pessoas nascidas entre janeiro e junho irão receber o PIS no primeiro trimestre de 2017.

Para qualquer beneficiário, no entanto, o recurso ficará à disposição do trabalhador até o dia 30 de junho de 2017, data final para o recebimento.

Como visualizar o calendário?

O calendário do PIS 2018 estará disponível no site portal Brasil e no portal da Caixa Econômica Federal. O trabalhador poderá consultar a qualquer momento que desejar, bastar estar conectado a internet, logo verá se tem direito ao benefício e verificar o calendário para pagamento.

Confira:

Calendário PIS 2018

De acordo com a medida provisória 665, o pagamento está sendo feito segundo a tabela.

A Caixa Econômica costuma creditar diretamente na conta do trabalhador (quando este possui conta corrente ou conta poupança em qualquer agência da Caixa), o valor do seu benefício.

Como sacar?

Calendário PIS 2018O trabalhador que possui direito ao PIS 2018 precisa, antes de tudo, consultar o calendário de pagamento do abono salarial, ou a tabela do PIS que foi citado logo acima. As datas de recebimento são acordo com o mês de seu aniversário.

Se tiver direito aos rendimentos, basta presentar um documento de identificação com foto e o seu número do PIS, e poderá sacar o benefício em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Para os trabalhadores que possuem o cartão do cidadão, o saque pode ser feito em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica, Caixa Correspondentes, Caixa Aqui e Casas Lotéricas.

Os trabalhadores que não possuem o cartão cidadão devem procurar qualquer agência da Caixa Econômica, apresentando o documento de identificação. Nesse casos, também pode aproveitar a oportunidade para solicitar o seu cartão e cadastrar a senha.

Para os trabalhadores que possuem conta individual na Caixa Econômica (conta corrente ou conta poupança), não há qualquer preocupação, uma vez que ele terá o benefício depositado diretamente na sua conta, desde que haja um saldo acima de R$ 1,00 e movimentação da mesma.

→ Conclusão

É importante que o trabalhador verifique o calendário PIS 2018 e procure o seu benefício, já que se trata de um direito garantindo pela legislação. No caso de trabalhadores com direito ao abono salarial que não o recebam, o prazo termina no dia 30 de junho de 2017, após o que ele não poderá mais receber o que tem direito.

Para quem possui quotas do PIS e que não recebam dentro do prazo, ao final do exercício financeiro, em 30 de junho de 2017, depois da atualização do saldo, os rendimentos serão disponibilizados para a próxima tabela do PIS 2018.

Procure a Caixa Econômica Federal e receba o seu benefício do PIS. É seu direito! Se ainda tiver alguma dúvida relacionada ao calendário PIS 2018 deixe seu comentário logo abaixo que iremos responder assim que for possível. Boa sorte!

CALENDÁRIO PIS 2018 → Confira Tabela e Datas 【ATUALIZADA】
5 (100%) 2 votes

6 pensamentos em “CALENDÁRIO PIS 2018 → Confira Tabela e Datas 【ATUALIZADA】”

  1. Conteúdo excelente! Graças a vocês consegui sacar o meu benefício sem encontrar maiores problema. Este calendário pis foi de grande ajuda. Nota 1000!!

  2. Conteúdos e ótimo!graças a vocês conseguiu sacar o meu sem encontrar maior problema está calendário pis teve grandes ajudou nota 💵!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *